top of page
  • Foto do escritorAlex Lima

O que o homem semear isso ceifará


"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos..." Gálatas 6:9


Quando Paulo nos alerta "E não nos cansemos de fazer o bem" ele nos fala do perigo real de uma crise espiritual muito séria. Em algum momento podemos nos cansar de fazer a coisa certa; podemos perder as forças em nossa luta contra o mal, e ainda perder o desejo de estar perto de Deus.

A verdade é que mesmo depois de nossa conversão e tendo a presença do Espírito Santo em nós, estamos sujeitos a passar por momentos de oscilação em nossa fé. Até aqueles que são nascidos de Deus, estão sujeitos a isso. “Aquele que pensa estar em pé, cuide para que não caia” 1Cor 10:12.

Um cristão que passe por um esgotamento espiritual deverá apresentar alguns sintomas bastantes característicos: Um cansaço, desanimo intenso, especialmente ao que se refere as coisas de Deus, isolamento e pensamentos e sentimentos que já não tinham a muito tempo.

Estas pessoas também percebem em suas vidas uma interrupção em seu progresso espiritual, sentem-se estagnadas, não conseguem mais aprender ou seguir em frente. Sua fé está enfraquecida, algo que é difícil de admitir, mas estão com grande dificuldade em crer nas promessas da Bíblia e na ação de Deus em suas vidas.

"Temendo, pois, Elias, levantou-se e para salvar a sua vida, se foi, e chegou a Berseba, e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém se foi ao deserto, caminhando um dia, e se assentou debaixo de um zimbro, e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma... " (I Rs 19,3-4)

Elias foi um grande profeta, um homem que experimentou o poder de Deus como nenhum outro na história do povo de Israel, mas caiu em uma crise profunda após o famoso confronto com os profetas de Baal no Monte Carmelo. Elias teve um ataque de medo, fuga e até mesmo o desejo da morte. Elias teve uma crise de fé.

Crises como esta podem ser bastante intensas e atingir uma pessoa de forma repentina; como talvez tenha sido o caso de Elias. Mas podem também ocorrer de forma gradual e lenta, sem que a pessoa perceba que está caminhando para um fosso espiritual.

Qual a solução para um esgotamento espiritual? Precisamos entender que quando estamos em crise nossas mentes, nossas emoções e nossos sentimentos estão confusos e contaminados e por isso não podemos confiar inteiramente neles. Precisamos de um padrão externo a nós para nos guiar para fora de nossa crise, e este padrão é a Palavra de Deus.

Quando estamos em crise espiritual não sentimos nenhum desejo de orar ou ler a Bíblia e nem mesmo de encontrar pessoas. Mas não devemos obedecer nossos sentimentos; o que devemos fazer é agarrar o pouco de fé que ainda nos resta e obedecer esta vontade externa a nós que é a vontade de Deus. Estas pequenas atitudes nos darão a garantia de que teremos nossa fé e espiritualidade de volta.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sabedoria do alto - Estudo do livro de Tiago

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos

bottom of page