O novo nascimento é o ato pelo qual o Espírito de Deus faz gerar uma nova criatura no interior daqueles que se rendem totalmente ao Seu Filho Jesus. Ao nascer de Deus a pessoa torna-se uma nova criatura, aos olhos físicos ela tem a mesma aparência, porém o seu carácter é radicalmente oposto ao anterior, ela passa a ter um novo coração, nova mente, novos pensamentos, nova visão da vida, enfim, todo o seu interior se torna diferente. Ela passa a ter a natureza de Deus.
Apesar dessa transformação ser realizada exclusivamente pelo Espírito Santo, ainda assim, tem de haver a participação consciente do candidato. Assim como o filho é gerado com a participação mútua do homem e da mulher, também o novo nascimento ocorre com a participação mútua entre o Espírito Santo e o candidato.
Primeiro: O candidato tem de querer ardentemente conhecer pessoalmente o Senhor Jesus. Quando falo em "conhecer" não me refiro a informações bíblicas dEle, não! Falo de uma experiência pessoal entre o candidato e o próprio Senhor Jesus.
Segundo: Quando o primeiro passo é satisfeito pelo candidato, o segundo é feito por Deus. O Espírito Santo é Quem revela ou apresenta Seu Filho àqueles que desejam conhecê-Lo mais do que tudo nesse mundo.
Certamente Zaqueu tinha ouvido falar muito de Jesus, mas isto ainda não o satisfazia... Ele queria mais, muito mais... Ele queria conhecer pessoalmente o Filho de Deus. E aí está a razão porque muita gente tradicionalmente cristã tem sua vida infeliz! Está satisfeita por ter tido muitas informações de Jesus... Enquanto um outro número pequeno de pessoas quer mais do que informações! Mais do que doutrinas! Mais do que tudo querem realmente conhecer pessoalmente o Filho de Deus! E é a partir daí que o Espírito de Deus opera o novo nascimento.
O Senhor, falando através do profeta Joel, disse: "Convertei-vos a mim de todo o vosso coração, com jejuns, choro e com prantos; pois Deus é misericordioso, compassivo e tardio em irar-se". (Joel 2:12) A exemplo do que fez com o povo de Israel, Deus chama todas as pessoas a uma verdadeira conversão, única atitude possível que pode levar a pessoa a andar nos caminhos certos e virar as costas para o pecado. Feito isso, ela poderá andar no Espírito e viver na plenitude da vida. É muito comum em nossas igrejas vermos pais chorando porque seus filhos estão em outros caminhos, ou esposas que choram pela traição do marido, e etc. Mas poucos são aqueles que choram pela salvação da sua própria alma. Há pessoas que choram pela regeneração dos seus familiares quando nem eles tenham passado por essa experiência, e por isso não a podem transmitir aos seus familiares.
“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na pratica do pecado, pois o que permanece nele é a divina semente…” (1Jo 3:9)
コメント