top of page
  • Foto do escritorAlex Lima

Fazei pois morrer a vossa natureza


O novo nascimento é o ato pelo qual o Espírito de Deus faz gerar uma nova criatura no interior daqueles que se rendem totalmente ao Seu Filho Jesus. Ao nascer de Deus a pessoa torna-se uma nova criatura, aos olhos físicos ela tem a mesma aparência, porém o seu carácter é radicalmente oposto ao anterior, ela passa a ter um novo coração, nova mente, novos pensamentos, nova visão da vida, enfim, todo o seu interior se torna diferente. Ela passa a ter a natureza de Deus.

Apesar dessa transformação ser realizada exclusivamente pelo Espírito Santo, ainda assim, tem de ha­ver a participação consciente do candidato. Assim como o filho é gerado com a participação mútua do homem e da mulher, também o novo nascimento ocorre com a participação mútua entre o Espírito Santo e o candidato.

Primeiro: O candidato tem de querer ardentemente conhecer pessoalmente o Senhor Jesus. Quando falo em "conhecer" não me refiro a informações bíblicas dEle, não! Falo de uma experi­ência pessoal entre o candidato e o próprio Senhor Jesus.

Segundo: Quando o primeiro passo é satisfeito pelo candidato, o segundo é feito por Deus. O Espírito Santo é Quem revela ou apresenta Seu Filho àqueles que desejam conhecê-Lo mais do que tudo nesse mundo.

Certamente Zaqueu tinha ouvido falar muito de Jesus, mas isto ainda não o satisfazia... Ele queria mais, muito mais... Ele queria conhecer pessoalmente o Filho de Deus. E aí está a razão porque muita gente tradicionalmente cristã tem sua vida infeliz! Está satisfeita por ter tido mui­tas informações de Jesus... Enquanto um outro número pequeno de pessoas quer mais do que informações! Mais do que doutrinas! Mais do que tudo querem realmente conhecer pessoalmen­te o Filho de Deus! E é a partir daí que o Espírito de Deus opera o novo nascimento.

O Senhor, falando através do profeta Joel, disse: "Convertei-vos a mim de todo o vosso cora­ção, com jejuns, choro e com prantos; pois Deus é misericordioso, compassivo e tardio em irar-se". (Joel 2:12) A exemplo do que fez com o povo de Israel, Deus chama todas as pessoas a uma verdadeira conversão, única atitude possível que pode levar a pessoa a andar nos caminhos certos e virar as costas para o pecado. Feito isso, ela poderá andar no Espírito e viver na plenitude da vida. É muito comum em nossas igrejas vermos pais chorando porque seus filhos estão em outros cami­nhos, ou esposas que choram pela traição do marido, e etc. Mas poucos são aqueles que choram pela salvação da sua própria alma. Há pessoas que choram pela regeneração dos seus familiares quando nem eles tenham passado por essa experiência, e por isso não a podem transmitir aos seus familiares.


“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na pratica do pecado, pois o que permanece nele é a divina semente…” (1Jo 3:9)

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sabedoria do alto - Estudo do livro de Tiago

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos

bottom of page