top of page
  • Foto do escritorAlex Lima

Inversão de prioridades


O Templo havia sido destruído pelos babilónios e o povo tinha sido levado para o cativeiro na Babilonia, 66 anos depois que o povo estava na Babilonia os Persas derrotaram os babilónios e deixou que cerca de 50 mil judeus voltassem para Jerusalém e reconstruíssem o Templo. Mas chegando em Jerusalém o povo encontrou dificuldades para reconstruir o Templo e por isso acharam que deveriam primeiro reconstruir suas casas, suas vidas e que a reconstrução do Templo poderia ficar para depois que ficou parado por 16 anos enquanto eles tentavam refazer suas vidas. Diante dessa inversão de prioridades Deus enviou o profeta Ageu para confrontá-los. 📖1 NO segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: 2 Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada. 3 Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: 4 Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? 5 Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.

🔥Durante aqueles 16 anos aquelas pessoas se tornaram indiferentes em relação a reconstrução do Templo . As suas casas eram revestidas com bela madeira de cedro, enquanto o templo permanecia em ruínas. Ageu insistiu que Deus e o Seu Templo deviam vir em primeiro lugar, pois a reconstrução daquele Templo siginificava a reconstrução da vida espiritual deles, a volta do relacionamento deles com Deus.

🔥 Da mesma maneira, devemos ter cuidado para não permitir que os nossos projetos pessoais e preocupações prejudiquem o nosso relacionamento com Deus. O nosso relacionamento com Deus devem ser a maior prioridade em nossa vida. 📖6 Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.

🔥Embora o povo pudesse estar trabalhando arduamente não estavam desfrutando do resultado de tanto esforço porque estavam deixando o compromisso com Deus de lado, e hoje temos visto muitas pessoas que dizem que não conseguem vir a igreja porque não tem tido tempo de tanto que tem trabalhado e se tivessem priorizando sua vida com Deus seriam muito mais bem sucedidos. Não estou falando apenas em quantidade material, mas também em qualidade de vida.

🔥Muitos ainda não viram Deus se manifestar em suas vidas e principalmente não se converteram de verdade porque ainda não entenderam o que é priorizar a Deus, o que é colocá-lo em primeiro lugar, o que é agir e viver de tal forma que Deus seja o primeiro em tudo, em cada escolha, em cada decisão em suas vidas.

🔥As coisas a que dedicamos o nosso tempo e atenção, são uma boa indicação de onde estão os nossos corações e do quanto amamos realmente a Deus.

🔥Não é uma questão de ter mais tempo ou menos tempo, e nem de ser mais organizado com sua agenda, mas trata-se de prioridades! Quanto é importante para você buscar a Deus, se dedicar a servir a Ele? Nossos valores e prioridades são refletidos na maneira como usamos nossos recursos (tempo, dinheiro, força, talentos etc)

📖7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos (vosso passado ARA). 🔥Deus estava dizendo para eles se lembrarem de que tinha sido por esse motivo que eles foram parar no cativeiro e se valia a pena eles cometerem o mesmo erro novamente agora que Deus estava dando uma nova oportunidade para eles. Existem pessoas que já tiveram a experiência de não ter priorizado a Deus e as coisas terem dado tudo errado, mas parece que mesmo assim não aprenderam com os erros do passado!

📖12 Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o Senhor seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do Senhor.

🔥Eles ouviram a voz do profeta Ageu crendo que era Deus que estava falando com Eles e por isso eles temeram a Deus. 📖13 Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor.

🔥Repare no primeiro Então… (versiculo 12) quando houve temor, ou seja eles não continuaram indiferentes… Tem muitos que ouvem a Palavra mas continuam indiferentes, mas eles se arrependeram, e tomaram uma atitude de priorizarem a Deus e por essa razão veio o outro Então… (versiculo 13) Deus respondeu à obediência do povo, prometendo estar com eles. A mudança deles provocou a mudança de Deus em relação a eles: Deus passou a ser o primeiro para eles, e por isso passou a estar com eles como não estava sendo até aquele momento, e por isso a vida deles era como um saco (saquitel) furado!

🔥 Não existe nada mais forte na vida de um ser humano do que Deus estar com Ele!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page