top of page
Foto do escritorAlex Lima

Lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar



📖 1 AI de mim! Porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja. 2 Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede, 3 As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal. 4 O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão.

🔥A alma do profeta deseja ver o fruto da sua plantação, ou seja, deseja ver as pessoas saindo da apostasia. Porém, ele sofre um desapontamento e se compara a um agricultor que, depois de longa jornada de trabalho, volta à sua plantação no tempo da colheita. Chegando lá, não encontra cachos de uvas nem um só figo temporão que recompense seu esforço. Com isso, Miqueias mostra sua tristeza e até sua agonia em relação à infidelidade do povo. A mensagem que convidava ao arrependimento provocava rejeição a ele, além de profunda dor em seu ser, por ver tanta corrupção e insensibilidade na nação.

📖5 Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca. 6 Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa.

🔥 Não havia em quem confiar. A confiança no amigo, no vizinho ou na esposa já não era possível naquela ocasião, pois, movidos pela ganância e pela corrupção, as pessoas traíam umas às outras sem o mínimo temor a Deus. O profeta presenciou toda essa maldade, mas olhou para o Senhor, guardando sua Salvação. Essa realidade se repete nos dias atuais, pois vivemos em um mundo onde as pessoas se tornam cada vez mais egocêntricas e egoístas, como mostram as Escrituras. Contudo, os que nasceram de Deus não se corrompem, pelo contrário, andam na contramão desses maus costumes, guardam a fé e, acima de tudo, confiam no Altíssimo.

📖7 Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.

🔥Eu, porém, olharei para o Senhor. Diante de toda a decadência até dos mais próximos, Miqueias reafirma sua fé e sua confiança no Altíssimo. O profeta tinha a convicção de que Deus ouvia as suas orações, e isso o fortalecia. O segredo para permanecer leal aos Preceitos Sagrados é manter os olhos somente no Senhor. Quando a fé é verdadeira, ela se apoia exclusivamente em Deus. Mesmo que o mundo inteiro se levante contra a pessoa que crê, ainda assim ela permanece fiel e cheia de paz.

📖18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.

🔥Miqueias exaltou a Deus pelo Seu perdão e por Sua benignidade para com um povo que havia Lhe voltado as costas. O profeta reconheceu que ninguém jamais faria o que o Altíssimo fez, pois Ele tinha todos os motivos para rejeitar e Se esquecer do Seu povo, mas preferiu perdoá-lo. Afinal, quem é capaz de oferecer o Próprio Filho em favor daqueles que Lhe viraram a face e ainda lhes preparar lugar no Reino dos Céus (Jo 3.16)? Ninguém, pois não há quem se compare ao nosso Deus. 19 Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.

🔥De acordo com os cientistas mesmo com todo o avanço da tecnologia o ser humano só conhece 5% das profundezas do mar. Eles costumam dizer que o ser humano conhece mais a superfície de Marte do que o fundo do oceano. Em 2014 um avião com 239 pessoas desapareceu e até hoje ninguem faz ideia de onde possa estar. Portanto ao dizer que lançaria os nossos pecados nas profundezas do mar, significa um lugar de onde nada poderia voltar. Os pecados perdoados por Deus nunca mais poderão nos acusar, por muito que o diabo assim o queira; o próprio Deus apaga estes pecados pelo sacrifício de Jesus na Cruz (Rm 8.31-49).

📖 20 Darás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, que juraste a nossos pais desde os dias antigos.

🔥Se Israel tivesse atendido à Voz de Deus, a nação jamais teria sido vencida pelos inimigos e provado do cativeiro. Além disso, nunca teria seus filhos mortos e suas cidades destruídas. Mas Deus não esqueceu a Sua Aliança com Abraão, Isaque e Jacó, por isso, preservou o Seu povo. O Altíssimo não tem prazer de ver o mal de ninguém, muito menos de condenar ao inferno. Pelo contrário, o que Deus mais deseja é que o pecador se arrependa com sinceridade e se volte para Ele (Ez 33.11). É um privilégio podermos ter o Eterno como nosso Senhor e conhecer a Sua fidelidade e a Sua bondade, pois essas virtudes acompanharão para sempre aqueles que Lhe são fiéis. Assumir uma Aliança com o Todo-Poderoso é garantir a Salvação.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page