top of page

A galinha e o limite imaginário


Numa granja, uma galinha destacava-se entre todas as outras pelo seu espírito de aventura e ousadia. Ela não tinha limites e andava por onde queria. O dono, porém, estava aborrecido com ela. As atitudes dela estavam a contagiar as outras, que já estavam a copiá-la.

Um dia, o dono fincou um bambu no meio do campo e amarrou a galinha a ele, com um fio de dois metros. O mundo tão amplo que a ave tinha, foi reduzido até, exactamente, aonde o fio lhe permitia chegar. Ali, ciscando, comendo, dormindo, estabeleceu a sua vida. De tanto andar nesse círculo, a relva dali foi desaparecendo.

Era interessante ver delineado um círculo perfeito à sua volta. Do lado de fora, onde a galinha não podia chegar, a relva verde, do lado de dentro, só terra.

Depois de um tempo, o dono compadeceu-se da ave, pois ela, tão inquieta e audaciosa, era agora uma apática figura. Então, soltou-a. Agora, estava livre! – Disse ele. Mas, estranhamente, a galinha não ultrapassava o círculo que ela própria havia feito. Só ciscava dentro do seu limite imaginário. Olhava para o lado de fora, mas não tinha coragem suficiente para se aventurar a ir até lá. E assim foi até ao seu fim.

Existem muitas pessoas que depois de muitas tentativas frustradas de alcançar os seus objetivos, vivem hoje como essa galinha, com um limite que só existe dentro delas. Não querem se lançar num novo projeto porque um dia teve um projeto frustrado, não querem mais um novo relacionamento amoroso porque um dia se decepcionaram na vida sentimental, e etc. A estas pessoas o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo orienta: "...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo..." Fp 3:14

Se o apóstolo disse que esquecia as coisas que para trás ficavam é porque nem tudo para ele dava certo, mas o seu "segredo" era não ficar preso as coisas que davam erradas, mas sempre avançar no sentido daquilo que estava diante dele. Esquecer o passado e olhar para o futuro!


Captura de ecrã 2023-05-16, às 13.52.56.png
Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo.
E as 18:30hs o Programa Casos Reais 
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page