Raquel e Lia


“Ora, Labão tinha duas filhas: Lia, a mais velha, e Raquel, a mais moça. Lia tinha os olhos baços, porém Raquel era formosa de porte e de semblante.” Genesis 29:16

Jacó amava Raquel mais do que Lia e qualquer outra coisa a ponto de trabalhar 14 anos para se casar com ela. Mas a bíblia diz que aqueles anos se passaram como se fossem poucos dias pois Jacó pensava consigo mesmo: O que são 14 anos se eu vou tê-la por toda a minha vida! O que ele não imaginava é que ela iria morrer poucos anos depois e que ao contrário do que ele pensava, Raquel esteve pouco tempo ao seu lado. Trouxe muitas alegrias, momentos felizes, sim, mas quando Jacó enfrentou suas maiores lutas Raquel, não estava ao seu lado. Por outro lado, Lia a mulher que ele sempre desprezou, é quem esteve ao seu lado quando Raquel já não estava mais. Aquela que ele não tinha interesse, mas foi ela que cuidou dele quando ele mais precisou.

Muitos estão dentro da igreja pensando e agindo como Jacó nos dias que trabalhava pela mulher que ele amava, que ele pensava que estaria com ele pra sempre, que seria sua companheira, mãe de seus filhos, e etc, e enquanto isso tem desprezado Aquele que está ali bem ao lado, com disposição para amá-lo, mesmo sem ser amado, cuidar dele mesmo sendo desprezado, esperando apenas o dia em que a pessoa diga: Oh Espirito Santo, eu te desprezei, eu te rejeitei, não te amei esses anos todos só pensando nas conquistas, mas agora eu estou tão só, me aceite, para ficar comigo para sempre! E então poder fazer por esta pessoa aquilo que só Ele (o Espírito Santo) pode fazer: consolar, sustentar, ensinar e estar com ela quando ninguém mais puder estar!

Espiritualmente falando Raquel representam as conquistas, que tem sido o que as pessoas mais querem, mais desejam, mais sacrificam, e etc, porém assim como Raquel não estava lá quando Jacó passou pelas suas maiores lutas, as conquistas nada podem fazer quando elas passam pelos desertos, dificuldades da vida. Por outro lado, Aquele que as pessoas mais desprezam que é o Espirito Santo que é quem pode acompanha-los em qualquer momento e para sempre, tem sido constantemente desprezado, por essa razão o Espirito Santo não tem estado presente nos momentos difíceis do ser humano e por isso muitos não tem suportado as lutas que tem passado.


“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”João 14:16

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo