Fé Consciente x Fé Emotiva

May 19, 2020

 

Se a existencia de Deus é verdadeira, então verdadeiras também têm de ser suas promessas. Se Deus existe, então Ele tem de se manifestar na vida daqueles que nEle creem. Mas, por que tanta gente tem crido na existência de Deus e, mesmo assim, não tem recebido Seu retorno?

Muitos não tem visto a materialização das promessas divinas porque usam uma fé que depende dos sentimentos do coração, uma fé emotiva que, além de cegar o entendimento, a conduz a atitudes infantis, e débeis impedindo que elas pensem ou questione tais situações.

Os que vivem uma fé emotiva não tem coragem de tomar atitudes em relação à voz da Palavra porque estão sempre imaginando o que irão perder. Não conseguem visualizar o que irão ganhar.

Gideão estava malhando o trigo no lagar, quando o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: “O Senhor é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, Senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio isto? E que é feito de todas as Suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egipto? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas?” (Juízes 6.12.13).

         Atente para a fé inteligente de Gideão, que questionava, cobrava, pesava e avaliava, enquanto a fé emotiva aceita tudo de qualquer maneira. Podemos verificar que quando há uma situação crítica e desesperadora, há uma revolta. E quando isso acontece a pessoa não encontra outra saída a não ser olhar para o alto e gritar o mais forte que puder. É nessa hora que se manifesta a fé que funciona. Se neste momento manifestamos o sacrifício, Ele é obrigado a nos responder.

         Observe que Gideão manifestou a sua fé quando disse: “Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto?” em outras palavras, onde está o Deus que fez obras maravilhosas no passado? Essa é a nossa fé!

         Foi devido à ousadia de Gideão que Deus lhe disse: “Vai nessa tua força e livra Israel...” quer dizer, a revolta de Gideão era a força dele. A sua revolta é a sua força. Use essa força e conquiste o que quiser, e nada lhe será impossível.

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo