top of page

Como apagar o seu passado?



🔥Nesta parte da carta aos filipenses Paulo estava orientando os cristãos da cidade de Filipo a abandonarem o passado, e usando o próprio exemplo dele que foi uma pessoa perseguidora do evangelho que sofreu e fez muitas pessoas sofrerem, que era um religioso arrogante, então ele começa o capitulo 3 dando o exemplo dele próprio:

📖 4 Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: 5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; 6 Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.

🔥Ou seja ele vai contando um resumo do que ele era e deixou de ser por ter conhecido Jesus e no versículo 12 ele completa dizendo:

📖 12 Não que já a tenha alcançado, ou que já seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:4-14

🔥 Ele estava dizendo tudo o que foi, mas termina dizendo: “esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim” E aqui ele usado pelo Espírito Santo uma lição extraordinária que muitos ainda não aprenderam: “NÓS SÓ AVANÇAMOS QUANDO NÓS NOS DESPRENDEMOS DO PASSADO!”

🔥Observe que há uma regra: 1º Eu deixo as coisas antigas e só depois é que eu avanço para as coisas que estão diante de mim! E essa é a razão do porque muitos não vêm nenhum avanço na sua vida com Deus, porque elas tem tido dificuldade de deixar as coisas antigas!

🔥Quando nós falamos de estar preso ao passado, nós podemos falar sobre isso em 3 aspectos:

📍1º O apego ao mundo. Exemplo da mulher de Ló. (Lucas 17: 32) A mulher de Lós saiu da cidade mas a cidade não saiu de dentro dela. Elas saem do mundo, mas elas não conseguem tirar os olhos do mundo. Muitos jovens da igreja não estão no mundo, mas os seus olhos estão constantemente no mundo. Exemplo do povo de Israel (Atos 7: ) O povo de Israel saiu do Egito, mas levaram o Egito no coração. Eles amaram o Egito. Por isso que todas as dificuldades que tiveram, eles falavam: Temos saudades do Egito.

📖 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

📍2º O apego aos erros do passado (sentimento de culpa)

📖”Nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus” Romanos: 8:1 📖”Se é Deus quem nos justifica, quem nos condenará?” Romanos 8:35 Nenhum de nós somos merecedores de ser perdoado, mas o Senhor Jesus se tornou o cordeiro que levou sobre sí os nossos pecados! Exemplo do sacrifícios do passado. É Claro que dependendo do pecado cometido voce tem que se consertar diante dos homens tambem. Mas a minha culpa diante de Deus já foi carregada pelo Senhor Jesus. Ainda que os homens nunca me perdoem, Deus já me perdoou através do sacrificio do Senhor Jesus.

📍3º O apego ao que lhe fizeram de mal A mesma coisa acontece quando o passado foi um sofrimento que infringiram a ela…. Como uma ferida que toda vez que mexe volta a sangrar e não se cicatriza nunca A nossa vida é como um livro onde cada dia é uma pagina. Se voce ficar preso nas paginas antigas voce nunca vai viver a vida nova Jesus orou pelos que lhe feriam, Estevão orou pelos que lhe apedrejavam e quando voce ora pelos que lhe ferem voce limpa o seu coração Para que devemos fazer tudo isso?


Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:4-14

record algarve.png
Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo.
E as 18:30hs o Programa Casos Reais 

Conheça também as nossas
redes sociais 👇🏻

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page