Deixando todo o embaraço e o pecado



Todo o livro de Hebreus foi escrito com o intuito de fortalecer a fé dos cristãos hebreus recém convertido do judaísmo para o cristianismo, e como em toda a conversão, sempre surgem os conflitos, lutas, perseguições que fazem parte da vida de todo o que assume sua fé no Senhor Jesus! E no capitulo 11 o autor sagrado inspirado pelo Espirito Santo faz uma lista de vários heróis da fé contando o que eles passaram, mas permaneceram, como por exemplo nos versículos 32 ao 38: “E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões. Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.” Hebreus 11:32-38

Depois de citar estes exemplos, a Palavra de Deus afirma: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,” Hebreus 12:1

Aqui a Palavra de Deus compara mais uma vez a nossa vida com Deus como uma corrida (carreira) que nos foi proposta. E sempre que eu prego sobre isso eu costumo comparar a salvação como uma maratona. Voce sabe que existe aquelas corridas rápidas e curtas como a corrida de 100 metros em que o atleta está competindo com os seus adversários, e o que decidi a sua vitoria é a maneira que voce larga!

Mas existe a maratona que são de 42Kms onde o atleta disputa contra ele mesmo… É muito comum você ver numa maratona pessoas chegando em 30° lugar e ela vem numa empolgação como se estivesse em primeiro lugar, e normalmente a primeira coisa que ela faz é olhar para o relógio para saber se ela fez um tempo melhor do que a última maratona. E na corrida pela nossa salvação nós estamos sempre lutando contra a nossa própria carne, vencendo a nós mesmos a cada dia, sentimentos, pensamentos, cansaço e etc.

Repare nessa foto,

Assim como muitos começam uma maratona por diversão e empolgação e nem chegam a cruzar a meta de chegada, assim também na carreira da salvação, poucos são os que chegam lá!

A Palavra de Deus deixa bem claro que aqueles que desejam vencer essa maratona e cruzar a linha de chegada da salvação devem se desfazer de todo o embaraço e do pecado.

Numa maratona, qualquer peso extra se torna um obstáculo enorme para chegar a linha de chegada, por isso eles levam o menos de peso possível


Diante desta nuvem de testemunhas de todos que enfrentaram até a morte, mas não negaram a sua fé, resta-nos deixar “todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia…” Repare que a Palavra de Deus nos alerta sobre 2 coisas: o embaraço e o pecado…

Todas as duas atrasam a nossa corrida, o embaraço é aquilo que não chega a ser um pecado, mas tem o mesmo poder de atrasar a sua vida como um pecado. É uma amizade, é um hábito que voce dedica tanto tempo e depois não sobra tempo algum para Deus ou a família, e etc. Algo que suga o seu tempo e te afasta de ter tempo para Deus. Eu conheci uma pessoa que fazia a obra de Deus e começou a fazer ginásio. Até aí tudo bem, mas passado um tempo começou a deixar os seus compromissos na obra para dedicar mais tempo ao ginásio e sempre que falava com os demais era sempre sobre ginásio, nesse momento aquilo para ele se tornou um embaraço, começou a atrasar, pesar na sua corrida pela salvação. Saiu da obra, largou a esposa pra ficar com uma pessoa que conheceu no ginásio. O embaraço que ele não desembaraçou se tornou em pecado.















E porque que Deus fala primeiro do embaraço e depois do pecado? Porque o embaraço que eu não desembaraço hoje se torna o pecado de amanhã.

O que fazer diante disso? “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.” Hebreus 12: 2-3 Assim como em qualquer competição o atleta não pode tirar os seus olhos do prémio, em nossa corrida pela salvação não podemos tirar os nossos olhos de Jesus, e tê-Lo como exemplo maior de renuncia por causa da nossa salvação. Se o Senhor Jesus pagou um preço tão grande pela minha salvação, como eu posso desprezar essa salvação por não querer renunciar o que quer que seja?


maiorca fm iurd
Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo.
E as 18:30hs o Programa Casos Reais 
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube