Esquecendo-me das coisas que para trás ficam


“Não que já a tenha alcançado, ou que já seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:12-14

A Palavra de Deus nos mostra aqui que há um risco de estar preso ao passado, seja ele bom ou ruim. E enquanto você fica preso no passado você não avança para as coisas que estão adiante como Paulo deixa bem claro ao primeiro afirmar: “(…) esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que adiante de mim estão…” ou seja para avançar para as coisas que diante de mim estão (transformação da minha vida e salvação da minha alma) eu tenho que me desprender do passado.

Há várias formas de uma pessoa viver presa ao passado, mas eu vou falar de três que eu tenho percebido que são as mais comuns:

  • Apego ao passado: Quando o Senhor Jesus diz: “Lembrai-vos da mulher de Ló” Lc 17:32 Ao dizer que devemos lembrar da mulher de Ló o Senhor está dizendo que há uma lição para nós ali. As histórias não estão ali por acaso. Quando Deus estava para destruir Sodoma e Gomorra Ele enviou 2 anjos para que Ló e sua família deixasse aquela cidade ele recomendou que não olhassem para trás. Aquilo significava que deveria haver um profundo desprendimento, um total rompimento com a corrupção daquele lugar! Que eles se dirigisse para o que Deus havia reservado para eles. É por que a mulher de Ló olhou para trás? Porque embora ela tivesse deixado a cidade, a cidade ainda estava dentro dela. Tem pessoas que saíram do mundo mas o mundo ainda não saíram de dentro delas. Ainda há lembranças e o que é pior, alguns que ainda sentem saudades da vida que viviam. Há uma expressão muito conhecida no meio evangélico que diz: A conversão tira o cristão do mundo, mas a santificação tira o mundo de dentro do cristão. Em Atos 7:39 a Palavra de Deus diz que o povo de Israel haviam saído do Egito, mas o Egito não haviam saído deles e por isso em cada dificuldade que eles enfrentavam eles diziam: No Egito não era assim…tinham saudades das cebolas do Egito… Muitos tem saudades das coisas que faziam, da liberdade que tinham e etc… As vezes até passam uma impressão que se arrependem de um dia Deus ter tirado elas da vida que viviam.

  • Presas pela culpa: Alguns se sentem presas ao passado pela culpa de algo que fizeram. Está escrito que “(…) se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” 2 Coríntios 5:17, mas muitas pessoas não conseguem entender que aquilo que elas fizeram foi pago pelo sangue de Jesus na cruz do Calvario que ali Ele não apenas nos perdoou, mas nos justificou, para que através do arrependimento e de uma entrega sincera a Deus, Ele nos lava com Seu sangue para que qualquer que seja os nossos pecados do passado eles sejam apagados. Estas pessoas tem dificuldade de entender que somos perdoados não por nossos méritos, mas por causa do sacrifício do Senhor Jesus. Está escrito: “(…)nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:1

  • Presa por experiências que passaram: Sejam boas ou ruins, muitos vivem presas ao que viveram, pessoas que sofreram abusos, traições, rejeições e ainda trazem estas feridas abertas dentro delas. Vivem a lembrança do que ouviram, do que lhe fizeram, e sente aquilo que se acontecesse a cada momento que elas lembram. Está escrito que Deus “Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.” Salmos 147:3 Estas pessoas precisam lidar com o perdão, não apenas das suas culpas, mas também das culpas dos que lhe fizeram mal. Agir como Estevão que enquanto era apedrejado até a morte de joelhos clamava a Deus em alta voz dizendo: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” Atos 7:60 Estevão estava seguindo o comportamento do seu mestre que na cruz fez o mesmo.


maiorca fm iurd
Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo.
E as 18:30hs o Programa Casos Reais 
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube