Não andeis ansiosos



25 Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

No dicionário a definição de Ansiedade é : Condição aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não. Isso significa que a ansiedade só acontece quando uma pessoa não tem a certeza de que algo vai acontecer ou não. Por isso podemos considerar a ansiedade como uma das principais inimigas da fé! Normalmente onde há ansiedade está faltando fé.

A pessoa ansiosa além de impedir a ação de Deus, ela traz angustia para a sua alma, ela não dorme, ela não come direito, há até quem tenha que tomar ansiolítcos para controlar a ansiedade!

A declaração de Jesus aqui é muito clara e especifica…não deve haver lugar para ansiedade mas de confiança em Deus. E Ele chama os ansiosos de homens de pequena fé

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Os animais não morrem de fome, a não ser que com a intervenção do homem, pois Deus criou uma cadeia alimentar no meio animal que todos se alimentam sem que falte nada… E por isso Jesus faz uma pergunta: Se eu pensei na necessidade de uma animal como uma ave, imagine a sua. Afinal quem é mais importante? Toda a criação é importante, mas o homem foi criado a imagem e semelhança Dele!


27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

Estar ansiosos não resolve nada, não adianta nada: Qual de vós poderá com todos os seus cuidados (por mais ansioso que esteja) pode acrescentar um cavado a sua estatura? Ele está dizendo que a ansiedade é inutil.

28 E, quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

32 Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

A principio parece que ele esta estimulando a pessoa a ser preguiçosa, mas é claro que não é isso que Ele quer falar… Mas isso não significa que eu não responsabilidades, mas responsabilidade é uma coisa e ansiedade é outra.

Ao comparar com as plantas e pássaros Ele não quer dizer que não devemos fazer nada como eles, mas quer dizer: Se eles que não fazem nada e não tem o valor que vocês tem imagine vocês que são tão preciosos pra mim? Quanto mais vocês que foram criados a imagem e semelhança de Deus.

Ele não esta dizendo para sentarmos no sofá, não fazermos nada e confiar em Deus. Ele esta dizendo para nós cumprirmos a nossa responsabilidade, mas sem ansiedade.

33 Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Diferença entre Reino dos céus e Reino de Deus. Quando vivemos no Reino de Deus as outras coisas são acrescentadas

34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

As preocupações do dia a dia já são o suficiente e não devemos trazer mais mal com a ansiedade alem do que já enfrentamos. Quando somos ansiosos nós aumentamos ainda mais as nossas aflições…


maiorca fm iurd
Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo.
E as 18:30hs o Programa Casos Reais 
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube