top of page

Não nos deixe cair em tentação


🔥Repare que o Senhor Jesus não nos ensina a pedir para nos livrar DA tentação, mas sim de CAIR na tentação. Isso porque o Senhor Jesus está afirmando que todos somos tentados (Ele próprio foi tentado) mas o problema não é ser tentado e sim o CAIR na tentação. E aqui é que essa oração é importante pois ao orar dessa forma buscamos forças para resistir as tentações.

🔥Mas como surgem as tentações?

📖”Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Tiago 1:12

🔥Não se pode confundir provação com tentação.

• As provações vem com a permissão de Deus para nos aprovar mediante as lutas que enfrentamos. Nos amadurecendo e fortalecendo a nossa fé. Exemplos: Discriminação, perseguição e etc.

• As tentações são armadilhas que o diabo prepara para nos afastar de Deus. As provas nos faz bem, mas as tentações se forem cedidas nos faz mal.

📖Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:12-15

🔥O Apóstolo Tiago descreve as tentações em 4 estágios:

1.º cobiça (desejo)

▪️Os desejos devem estar SOB controle e não NO controle. Devemos controlar os desejos e não eles a nós. ▪️O diabo conhece o que nos atrai.

▪️Nós temos que fugir do caminho da tentação. Nunca pense que voce é forte o bastante para não cair nela. Porque o pecado é como um imã. Quanto mais perto voce estiver dele, mais voce vai será atraído por ele. Quanto mais perto de Jesus, mais distante do pecado voce estará e menos impacto as tentações terão impacto na sua vida

2.º Engodo (engano ou isca)

▪️É como o pescado faz com a isca para pescar, o caçador que usa as arapucas para caçar. Se Davi pudesse ver o que aconteceria ao se deitar com Bate-Seba ou Ló pudesse ver a destruição de Sodoma e a morte da sua esposa eles jamais teriam caído. Mas eles não viram as consequências, só viam a isca. Se a presa visse o caçador não cairia na armadilha. Temos que ver quem está por trás das coisas que nos são oferecidas. Na pesca a isca é colocada de acordo com o tipo do peixe a ser pescado.

▪️Pecar é uma escolha e vencer a tentação é uma questão de determinação! O livramento de Deus nas tentações está condicionada (depende) da determinação da pessoa em não pecar. O socorro nas tentações vem de Deus, mas a determinação de não pecar é nossa!

📖"Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (1Co.10.12).

3.º Concebido (nascimento do pecado)

▪️Está é a fase em que a tentação é aceita. Assim como uma criança nasce pela vontade de 2 pessoas (pai e mãe) o pecado não nasce apenas da vontade do diabo, mas da combinação da vontade do diabo com a da pessoa que comete o pecado. O diabo pode oferecer o prato mas não obriga a comer.

4.º Morte

▪️Esse é o último estágio do pecado é a morte. E essa morte pode ser a morte espiritual, que faz a comunhão morrer, a fé morrer, mas pode ser também a morte eterna se a pessoa não se arrepender e buscar a reconciliação com Deus.

📖”Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” 1João 1:9

record algarve.png
Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo.
E as 18:30hs o Programa Casos Reais 

Conheça também as nossas
redes sociais 👇🏻

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page