Não temas! Crê somente!


A fé pura dispensa qualquer sentimento do coração. Ela diz respeito, apenas, a mente. É simplesmente uma questão de obediência a palavra de Deus. Em Hebreus 11:1 a palavra de Deus define a fé como: “Ora, a fé é certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem.”

A ressurreição da filha de Jairo é um dos muitos exemplos bíblicos do uso da fé racional. Ao atender ao clamor do chefe da sinagoga, Jesus foi em direção à casa daquele homem para curar a menina. Porém, ainda no caminho, alguém disse a Jairo que sua filha já havia morrido e que não era mais necessário incomodar ao Senhor.

"Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o mestre. Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva” (Lucas 8.50).

Quantas vezes estamos cheios de fé, de certeza, e alguém nos diz uma palavra negativa. Por causa dessa palavra, diminuímos o ritmo, de tal forma, que chegamos a ficar estagnados. A fé já não funciona, tornamo-nos frios, e mesmo freqüentando a igreja tudo continua dando errado.

Tanto a palavra de Deus, quanto a palavra do diabo, chegou até Jairo, que naquele momento teve que escolher, a qual daria ouvidos em qual ele iria crer.

Certamente, aquela terrível notícia inundou de medo o coração de Jairo, e onde há o medo falta a fé! Ao dizer-lhe não temas, o Senhor Jesus estava repreendendo um sentimento contrário à atitude daquele homem enquanto estimulava a fé racional ao dizer-lhe crê somente. Em outras palavras, o Senhor dizia: não dê crédito à voz do coração enganador, mantenha a fé que o trouxe a Mim. Creia somente, e sua filha será salva.

A maior dificuldade do ser humano não é a ausência de fé, mas a sua contaminação pela dúvida provocada pela emoção. Dois senhores estão sempre se digladiando no interior humano: razão x emoção; mente x coração; espírito x alma ou espírito x carne.

Por que o cirurgião não opera o próprio filho? Porque o amor paterno, sentimento do coração, pode interferir no exercício de sua profissão, em sua capacidade científica. O mesmo acontece em relação à fé: sentimentos humanos, oriundos do coração, podem neutralizar a ação da fé inteligente e enfraquecer o cristão na guerra diária contra a carne.

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo