Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo


PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

Podemos dividir esse versículo em 2 partes

  • Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus

  • Quem são os que estão em Cristo Jesus

📍Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus:

Para voce entender o que Paulo quis dizer aqui, voce precisa entender que a especialidade do diabo é acusar / condenar! E com certeza voce já deve ter tido alguma experiência desse tipo de condenação. Temos falado do exemplo de Jacó, que antes de enganar seu pai ele vivia condenado pelo sentimento de desprezo do pai, da inferioridade em relação ao irmão, e depois que fugiu de casa ameaçado pelo irmão, enriqueceu, construiu família, mas viveu 20 anos condenado pela sua consciência por ter enganado o pai e o irmão. Muitos vivem condenados por um erro do passado, outros por erros do presente, mas AQUELE que está em Cristo Jesus não se sente condenado por absolutamente NADA, pois ele sabe que agora é uma nova criatura e tudo o que foi feito no passado foi cometido por outra pessoa que não é mais ele.

Quando ela passa por problemas, sua consciência não lhe condena em nada e por isso ela dorme em paz, mesmo diante das lutas pq ela sabe que está na fé, não está acomodada, desanimada, no pecado, e etc., então ela sabe que Deus vai dar tudo certo no final.

MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. João 2:1-2

📍Se há os que estão, significa que não são todos os que estão na igreja que estão em Cristo Jesus:

Estar em Cristo Jesus não é estar na igreja, e a maior prova disso são as muitas pessoas que estão na igreja mas vivem condenadas pela sua consciência, passado, acusações do diabo e etc. Então quem são os que estão em Cristo Jesus? A continuação do versículo mostra: que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quando a biblia fala sobre vontade da carne, está falando da vontade da pessoa. Se a pessoa está dentro da igreja e faz sempre a vontade dela e dos outros em detrimento da vontade de Deus, essa pessoa não pode considerar estar em Cristo.


Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo