O Desafio da fé



17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? 18 Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.

🔥 O Rei Acabe insistia em achar que eles estavam naquela situação por causa da profecia de Elias e por isso procurou ele por todos os cantos para matá-lo. Mas Elias não teve medo de ir ao encontro dele e ainda de mostrar que o fato dele e do povo de Israel ter trocado o altar de Deus pelo altar de Baal era a razão de tudo o que lhes estava acontecendo.

Se tem uma coisa que o diabo quer é fazer a pessoa achar que tudo e todos são a razão dos sofrimento dela, para que ela nunca se conserte diante de Deus.

19 Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel. 20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo. 21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

🔥 Eles coxeavam na fé, como se estivessem aleijados espiritualmente. Isto é, eles saltavam de um lado para outro e não decidiam a quem seguir. Da mesma forma, muitas pessoas têm vivido indefinidas dentro das igrejas. Querem a Salvação, mas rejeitam a ideia de sacrificar o pecado. Desejam receber o Espírito Santo, mas não se dispõem a se entregar totalmente a Deus. Enquanto estiverem assim, serão infelizes e terão suas vidas estagnadas.

Mesmo depois de 3 anos de seca e sofrimento, o povo de Israel insistiam em não se voltarem totalmente para o altar de Deus. Eles diziam crer em Deus, mas sacrificavam a Baal (que eles acreditavam que era o deus da fertilidade) para fazer chover e tirarem daquela situação. Muitos tambem dizem crer em Deus, mas ao invés de usarem a fé no altar, querem elas mesmos resolverem a situação em outros altares.

22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. 23 Deem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo. 24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

🔥 Elias lançou um desafio! Era o tudo ou nada! Ou eles esqueceriam totalmente a Deus e passariam a servir a Baal, ou o contrário! Essa é a fé que funciona! Ou eu creio ou não creio! Não existe meio termo!

25 E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo. 26 E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito. 27 E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará. 28 E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si. 29 E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.

🔥 Elias zombava deles pela certeza de que ele tinha de que Baal não era deus coisa nenhuma e que jamais faria o fogo descer. Por isso tambem deixou que eles fossem os primeiros e que ficassem tanto tempo tentando. Voce tem que humilhar o diabo!

Elias sabia tambem que a vida dele estava em risco desde o principio. Aqueles 450 profetas de Baal mais os 400 profetas de Será já haviam matado quase todos os profetas de Deus e sempre tentaram matar Elias, agora você pode imaginar o que eles fariam com Elias depois desse desafio e de ter zombado tanto deles? Elias sabia que ou o fogo descia ou ele não descia vivo daquele monte! Isso significa ficar na dependência de Deus! Era tudo ou nada! Era vida por vida! Além dos sacrifícios da agua e do novilho, a vida de Elias tambem estava naquele altar!


30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.

🔥 O altar em ruínas era um sinal de que há muito tempo que o povo não sacrificavam para Deus, pois o que eles faziam para Deus agora estavam fazendo para Baal. Eles abandonaram o altar de Deus pelo altar de Baal


31 E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. 32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. 33 Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha. 34 E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez; 35 De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água. 36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. 37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

🔥 O objetivo de Elias desde o inicio era que ficasse provado quem era o verdadeiro Deus! E essa deve ser a sua intenção ao subir naquele altar! Com a sua vida mostrar quem é o verdadeiro Deus!

38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

🔥 Eles só reconheceram a Deus como verdadeiro Deus, quando o fogo desceu! É o que falta para que aqueles que voce tem falado de Deus creiam naquilo que voce prega! Não podemos ficar falando apenas de Deus! Temos que mostrar! Elias estava cansado de falar, profetizar! Ele não foi no Carmelo para falar mais uma vez! Ele foi desta vez para provar com o fogo quem era o Deus que ele pregava!


maiorca fm iurd
Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo.
E as 18:30hs o Programa Casos Reais 
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube