top of page

O orgulho de Naamã


📖E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. II Reis 5:1

🔥Naqueles dias de guerras constantes um comandante do exercito era a pessoa mais importante de uma nação abaixo apenas do rei. E ele não era um comandante qualquer, ele era um herói de guerra, amado pelo povo e admirado pelo rei. Mas havia um porém! Ele era leproso.

🔥As pessoas e os soldados que combatiam com ele não sabiam por causa da sua armadura. Aquilo escondia o seu verdadeiro estado. Como também acontece com muitas pessoas que por causa de uma capa de cristão ninguém percebe o que verdadeiramente se passa por dentro dela.Porem quando ele chegava em casa e tirava a sua armadura todos de casa viam usa lepra. E normalmente é assim. O Bispo Macedo uma vez disse: Você quer conhecer uma pessoa pergunte para os de casa! E Naamã tinha a consciência de que ia chegar um momento em que ele não ia mais esconder aquela lepra. E o que ia ser da admiração? Ele sabia que os seus dias de glória e admiração estavam com os dias contados.

📖E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas. II Reis 5:2-5

🔥Naamã foi evangelizado por uma jovem que trabalhava para a esposa dele, e foi ao Homem de Deus para que fosse curado

📖Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação II Reis 5:9-12

🔥 Ele estava habituado a ser cortejado, bem recebido onde quer que fosse, se hoje quando uma autoridade chega em algum lugar há um grande alvoroço, imagine um herói de guerra como ele e por essa razão achava também que ia ser recebido com todas as honras pelo homem de Deus. E por isso voltou do mesmo jeito que chegou. Voce sabe porque muitos chegam de um jeito e saem do mesmo jeito? Porque querem fazer do jeito delas. E na IURD não diferenciação para ninguém! O mesmo tratamento para um é o mesmo para o outro.

🔥 Ele estava habituado a dar ordens e não receber ordens. Ele estava habituado a fazer as coisas do seu jeito e ninguém o contrariava

Há muitos que não querem ser contrariados.

Deus diz: perdoa! Ela não quer perdoar!

Deus diz: Deixa esse sentimento! Ela diz mas não é bem assim!

🔥 Deus mandou ele mergulhar porque para mergulhar ele teria que se despir (por causa do peso da armadura) e se ele se despisse para mergulhar a frente de todos, os seus soldados, aquela comitiva enorme que ele trouxe para impressionar o homem de Deus veria a sua lepra!

🔥Deus mandou ele mergulhar não é porque aquelas aguas fossem milagrosas, mas é que antes de Deus curar ele da lepra, Deus queria curar ele do orgulho! Muitas vezes Deus permite que a pessoa passe por determinadas situações antes de curar, prosperar, antes de batizar com o Espírito Santo porque primeiro Ele quer remover o orgulho que impede Deus de se manifestar!

🔥Naamã pensava: Será que eles vão continuar me admirando? Será que vou continuar a ser amado, querido como antes? Então ele tinha que fazer uma escolha: Continuar com a sua admiração, o seu ego e continuar leproso, ou abrir mão do seu orgulho e ficar curado!

🔥Há pessoas que escondem a sua fé das pessoas no trabalho, porque não quer perder a amizade delas, pessoas que escondem os seus princípios do namorado para não perder o namorado, e etc E por isso vivem como Naamã: uma coisa na igreja e outra coisa em casa, no trabalho e etc. Preferem continuar com os seus hábitos, vicios do que ser transformado.

📖Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. II Reis 5:13

🔥Os servos de Naamã fizeram ele pensar… E as vezes tem pessoas que parece que não pensam… Deus não pede nada que não seja o melhor para nós, mas tem gente que parece que não pensa nisso! Deus não pede nada que a gente não pode fazer, mas há pessoas que não pensam assim.

📖Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou. E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor. Nisto perdoe o Senhor a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o Senhor a teu servo. E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância. II Reis 5:14-19

🔥Ele foi curado e foi salvo, porque deixou os seus deuses para servir apenas o Deus vivo! Se o homem de Deus tivesse orado por ele como ele queria, ele teria sido curado, mas não teria sido salvo. Por isso que Deus nem sempre faz as coisas do jeito que a gente quer. Porque Deus não quer curar apenas, casar, prosperar, e etc. Ele quer te abençoar e salvar sua alma! Para salvar aquele homem Deus teve que contrariar ele. E muitas vezes Deus tem que fazer o mesmo para a pessoa descer e quando ela desce a sua alma, coração, mente, fica pura como a de uma criança.

Captura de ecrã 2023-05-16, às 13.52.56.png
Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo.
E as 18:30hs o Programa Casos Reais 
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page