O temor a Deus é o princípio da sabedoria
📖 “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre.”Salmos 111:10
🔥Assim como ninguém começa uma casa pelo telhado, e sim pelo alicerce, o temor é o alicerce da nossa comunhão com Deus. O meu relacionamento com Deus não está assento sobre os anos de igreja, sobre o conhecimento bíblico ou sobre o meu titulo de pastor, mas sobre o meu temor para com Deus. Eu posso ter anos de igreja, conhecer a biblia de capa a capa e até ter ser um oficial da igreja, mas nada disso vai me impedir de pecar a não ser o meu temor para com Deus.
🔹O que é o temor a Deus?
🔥O temor a Deus não é medo, mas um respeito profundo a Deus e tudo o que diz respeito a Ele. É uma consciência de que Deus conhece tudo o que eu faço, tudo o que eu penso, tudo o que eu sinto.
🔥O temor a Deus não é um medo de ir para o inferno, ou de Deus não te abençoar por isso ou por aquilo. Mas é aquele desejo de agradar a Deus, de não entristecer o Deus que voce tanto ama e que tanto fez por você.
🔥Nenhum pai quer que seus filhos o obedeçam por medo de serem castigados, mas por respeitarem. Quando os filhos respeitam o pai, eles obedecem, e mesmo na ausência do pai eles fazem o que o pai quer que eles façam por respeito, consideração.
🔥Eu costumo chamar o Temor a Deus como um freio moral (um travão) que impede você de pecar e quando você vive desta maneira, dentro destas balizas (do temor) então você alcançou a verdadeira sabedoria. Diante das tentações, não são o conhecimento bíblico, o tempo de igreja, o titulo de cristão, ou de pastor ou obreiro que vai travar o ímpeto do pecado e sim o temor a Deus.
👉🏻 Exemplos:
📍José era jovem, solteiro, não tinha o Espírito Santo, nem conhecia a Palavra de Deus que naquela altura não havia se manifestado ao mundo, mas quando foi tentado pela mulher de Potifar disse: Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Gênesis 39:9 O que impediu José de pecar não foi o medo de ser punido pelo patrão, mas o pensamento: Como faria tamanha maldade e pecaria contra Deus? Como eu faria algo que pudesse ofender o meu Deus?
📍Jó também não tinha o Espírito Santo, não conhecia a Palavra, e nem sequer conhecia a Deus, tudo o que ele tinha era informações sobre Deus que seus antepassados passaram para ele como ele mesmo confessa no fim do seu deserto: Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Jó 42:5, mas mesmo sem conhecer a Deus, ele passou por tudo e não blasfemou a Deus por causa do seu temor. “20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. 21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” Jó 1:20-21
📖13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Eclesiastes 12:13
🔹De toda a bíblia, de tudo o que você ouve é: Teme a Deus e pratica a Sua Palavra! 🔹Por que devemos temer a Deus? A Palavra de Deus afirma: 👇🏻
📖14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14
🔹Um dia todas as nossas obras (inclusive pensamentos e sentimentos) virão a tona porque nada está encoberto aos olhos de Deus!
🔥Então, o que fazer para adquirir esse temor? Antes de tudo, é preciso que haja dentro de si o desejo sincero de agradar a Deus e fazer a Sua vontade. Se existe, então faça dEle a sua prioridade, busque-O diariamente por meio de orações e jejuns. Quando você faz isso, o próprio Deus, vendo sinceridade na sua entrega, fará vir sobre você não só o Espírito de Temor, mas a plenitude do Seu Espírito, conforme descrito no livro de Isaías: E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Isaías 11:2