Parábola da Grande Ceia - Quem é a sua prioridade?


E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus. Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.

📍 Naquele tempo, era comum o anfitrião fazer um convite inicial para a festa, e depois, quando todos os preparativos estivessem prontos, mandava seus servos chamarem os convidados. As pessoas da parábola não haviam recusado o primeiro convite, por isso estavam confirmadas no banquete, tanto que o dono da casa mandou os seus servos dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.

E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei-me com minha esposa, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. Lucas 14:15-21

📍Quando você tem um compromisso com algo em um determinado dia e hora e recebe um convite ou surge um outro compromisso com coisa qualquer para aquele mesmo dia e hora que voce já estava comprometido. O que você faz? Dependendo da importância daquilo você até desmarca um compromisso anterior por causa de outro que você considera mais importante! E sem que eles dissessem isso com palavras, aquela atitude deles estava deixando claro para o senhor da festa (que nesta parábola representa Deus) que aqueles compromissos que surgiram eram mais importantes do que estar na mesa com ele.

📍O problema não está nas conquistas. O problema está em colocar as conquistas acima do Espírito Santo.

📍Aquelas desculpas não eram sinceras, pois ninguém compra um campo sem primeiro ter visto, as juntas de bois poderiam ser experimentadas após o banquete, e o recém-casado poderia levar a sua esposa.

E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

Não é a toa que há um ditado que diz: Quem não vem pelo amor, vem pela dor! O senhor da Ceia que foi desprezado pelos que tinham campo para visitar, juntas de bois para experimentar, agora chamava aqueles que não tinham nada! Não tinham campo para visitar pois eram pobres, não tinham casamento para ir porque eram solitários e desprezados e estes não iriam recusar o convite do senhor daquela Ceia. Assim infelizmente muitos tem trocado a Presença de Deus por tantas coisas neste mundo! Mas este Senhor que tanto tem sido desprezado aqui neste mundo, está para voltar e o que será destes que nunca tiveram tempo para Ele, que sempre tinham uma desculpa como estes convidados? Veja só o que o Senhor Jesus afirma como conclusão desta parábola:

Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:15-27

Não tem como você ser um cristão, sem carregar a sua cruz, não existe comunhão com Deus, sem renuncia, sem sacrifícios da sua própria vontade, sem qualquer desprendimento, porém quando se torna um discípulo, um homem ou mulher de Deus esse sacrificio não passa despercebido aos olhos de Deus, esta pessoa recebe o Espírito Santo que torna essa nova vida de renuncia uma vida prazerosa, que aqueles que não tem o Espírito Santo jamais seriam capazes de ter!



maiorca fm iurd
Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo.
E as 18:30hs o Programa Casos Reais 
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube