Qual a sua postura quando os problemas se levantam?


A Palavra de Deus narra que Nabucodonosor, rei da Babilônia, construiu uma enorme estátua de ouro e “mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da imagem (...)Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente” (Daniel 3.2;6).

Por medo da morte na fornalha de fogo, a maioria dos governantes e do povo se curvou à imagem erguida pelo rei. No entanto, três homens – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – se recusaram a obedecer as suas ordens.

“Então, Nabucodonosor, irado e furioso, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E trouxeram a estes homens perante o rei. Falou Nabucodonosor e lhes disse: É verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses, nem adorais a imagem de ouro que levantei? Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” (Daniel 3.13-15)

Note que ele era um rei perverso, que pôs a prova a fé daqueles homens, dizendo a eles que não havia opção: ou eles se curvavam à imagem ou morreriam. Podemos dizer que Nabucodonosor é uma representação do mal, que ainda hoje tenta enganar as pessoas, colocando em suas mentes a idéia de que não há saída. Todavia, quando a pessoa vive pela fé, submetendo-se a Palavra de Deus, ela reage contra esses pensamentos, porque confia no livramento divino. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego estavam convictos de que Deus existia, por isso, agiram daquela forma, recusando-se a obedecer ao rei. E pela qualidade de fé que eles demonstraram ter, Deus os livrou da morte.

"Ordenou aos homens mais poderosos que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os lançassem na fornalha de fogo ardente (...) Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses. Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo. (...) Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus. (...) Então, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia” (Daniel 3.20, 24-26,28,30)

Muitas vezes, o mal vai fazer com que seus problemas pareçam insolúveis, para fazê-lo pensar que não há saída. Porém, se você crê em Deus, tem que confiar nEle, pois mesmo que seja lançado no fogo, Ele o livrará e o fará vencer todas as suas lutas. Contudo, esse livramento depende da sua posição de obedecer ou não a Palavra de Deus.

Pense nisso!

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo