Vinho novo em odres velhos


Então, vieram a Ele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? ... Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz- se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. Mateus 9:14, 16-17

Nesta passagem temos três grupos de pessoas: (1) os discípulos de João Batista fazendo uma pergunta, (2) os fariseus usados como exemplo na pergunta e (3) os discípulos de Jesus como foco da pergunta. Aparentemente, os três grupos acreditavam no mesmo Deus, mas havia ali uma diferença de costume religioso que levantou uma questão e trouxe uma dúvida.

O Senhor Jesus, sabiamente, não defendeu nem condenou quem jejuava ou não, e sim explicou a importância de não se misturar a fé entre pessoas e situações diferentes. Esta “mistura de vinhos” tem sido a fonte de muita confusão na cabeça de muitos cristãos. Seja por curiosidade, busca por conhecimento, convite de alguém ou simplesmente por ser alvo de pessoas mais preocupadas em confundir do que ajudar, muita gente tem se embriagado com variadas doutrinas vindas de muitos odres por aí.

Considere este exemplo: se você frequenta esta igreja que prega que Jesus é o mesmo hoje e por isso ainda faz milagres, mas amanhã visita outra denominação que prega que o tempo de milagres era só na Bíblia, o que isso fará à sua fé? Somente dúvida e confusão. Por isso Jesus sempre alertava Seus discípulos para tomarem cuidado com o fermento dos fariseus (Mateus 16:6). Ou seja, não permitirem que doutrinas deturpadas contaminassem sua fé.

Se você ficar pulando de igreja em igreja, assistindo ou ouvindo mensagens deste e daquele ministério, bebendo daqui e dali, misturando os vinhos, um dia sua fé pura vai se estragar. O diabo vai lançar dúvida e confusão na sua cabeça e você vai entrar em parafuso.

Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Provérbios 23:29-30

O bêbado se torna incapaz. O diabo quer embebedar as pessoas usando a própria Bíblia e até pessoas supostamente cristãs para confundir a fé dos sinceros. Vigie.

Por isso o Espírito Santo é tão importante — para guiar sua fé e seu entendimento da Palavra de Deus. Blinde sua fé para não perdê-la!


Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo